domingo, 14 de junho de 2015

Entrevista: TV Alesp - Dicas de Economia na Contratação de Serviços de Telecomunicações


Olá meus seguidores do blog, hoje quero compartilhar com vocês mais uma conquista, uma entrevista. Só que dessa vez foi para um canal de TV, isso mesmo, realizei minha primeira entrevista na forma de debate para a TV Alesp.

Estou muito emocionada por ter tido essa oportunidade, e melhor que isso, ter conseguido cumprir a missão de transmitir meus conhecimentos de Educação Financeira para a população de São Paulo. Agora mais que nunca, a pratica da minha missão de vida, está presente.


Para quem não conhece, a TV Alesp é um canal de televisão da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, que tem como objetivo o de acompanhar o que acontece na Assembleia, sendo uma oportunidade única para o cidadão entender e conferir o trabalho daqueles que ele elegeu para representá-lo nas instâncias de decisão legislativa, o que é feito e como é feito. Além de valorizar a política como a arte da negociação de interesses coletivos, o fortalecimento da cidadania através da maior participação e valorização dos mecanismos democráticos.

Diariamente eles apresentam um programa chamado Assembleia Debate, para o qual fui convidada a participar. O programa foi ao ar no dia 12.06.2015 das 10h30 as 11h30 e contou com a participação de mais um convidado no estúdio, um outro no Skype e outro via link, direto do Procon.


O tema definido para o debate, foi o alto índice de reclamações das empresas de serviço de telecomunicações, e meu papel foi basicamente, discutir o que o cidadão pode fazer para reduzir seus gastos com a contratação desses serviços (telefonia móvel, telefonia fixa, tv a cabo e internet), com dicas e orientações com ênfase na educação financeira.


Antes do programa ir ao ar, assim que cheguei na Assembleia, fui encaminhada para a sala de maquiagem, e logo em seguida conheci a jornalista que conduziu o programa. O que gostei desse encontro foi que ela me deixou mais leve, pela forma de conversar, já questionando dúvidas pessoais, e com isso, fomos trocando figurinhas, o que na hora do programa ir ao ar, me ajudou e muito. Além é claro de ser uma pessoa muito legal. Ah, uma observação, ela comentou que minha voz era boa. Tinha gostado do tom.

Perto das 10h30, fomos para o estúdio, nos posicionamos, colocaram os microfones, e deram as informações para a condução do programa. Pontualmente o programa iniciou, a jornalista apresentou o tema do dia, e pediu para apresentar uma matéria. Porém logo em seguida a energia acabou. E com isso, a transmissão parou. Pensei, comecei bem, não terei mais minha participação. Mas graças a Deus, logo tudo se restabeleceu, e o programa continuou. Acho que foi mais pra teste em minha pessoa mesmo, marinheira de primeira viagem, tudo pode acontecer.


Só para vocês entenderem como fui parar nesse programa, a DSOP em sua estrutura, tem uma área de assessoria de imprensa, que gerencia as demandas por educadores financeiros, bem como analisa artigos, jornais, e todo esse trabalho de impressa. Como eu comecei a encaminhar diversos artigos, e eles gostaram da minha disposição para com o tema, começaram a me convidar para entrevista, sendo a primeira para o Jornal de Jahu, e essa segunda para a TV.

Fiquei feliz pela confiança deles em mim. Pois para uma primeira vez, participar de um programa ao vivo, pensei eu, não é fácil e simples. Mas, tenho que tentar e me testar, ver o que realmente sou capaz, e quanto realmente posso contribuir com a causa de Educação Financeira. E sinceramente, não me arrependo, foi a melhor coisa que fiz, a sensação de dever cumprido, de poder colaborar com o conhecimento para com os demais, e muito gratificante.

E acredito, que esse é só o começo, muitas outras oportunidades virão, e eu sempre que puder, estarei disponível para contribuir cada vez mais com a disseminação da educação financeira, orientando, ajudando a todos a se estruturarem e a viverem melhor.


Assim que acabou a entrevista, a jornalista agradeceu, falou que ajudamos bastante, e também o diretor apareceu e nos cumprimentou agradecendo a participação e a aceitação do convite.

Me despedi da jornalista, dei de presente o livro Eu Mereço Ter Dinheiro, e ela disse que eu já era de casa. O outro convidado no estúdio, gostou tanto do tema de Educação Financeira que pediu meu contado, e uma pessoa da produção veio tirar dúvidas sobre aplicações financeiras.


Na empresa em que trabalho, cheguei a comentar com algumas pessoas da entrevista, até porque tive que pedi permissão para chegar mais tarde. E quando acaba a entrevista e volto para a empresa, ao chegar sou recebida com aplausos de praticamente todos. Fiquei vermelha de vergonha, e sem entender o que estava acontecendo. Todos me dando parabéns, brincando que agora tinham que pedir autografo, tirar foto, pois depois sairia caro.

Dei muita risada, e fiquei feliz por mesmo sendo um trabalho diferente do que faço na empresa, pude perceber o apoio nessa minha atividade de Educação Financeira. Após essa euforia, fui entender ao olhar meus e-mails, que o pessoal do TI encaminhou um e-mail para a empresa inteira dizendo que eu estava na TV ao vivo. 

Bem, infelizmente ainda não tenho o link do vídeo com a gravação para poder transmitir para vocês, mas assim que eu conseguir trago ele aqui e vocês podem analisar minha atuação, aprender e me avaliar. O que consegui foram alguns trechos, gravados pelo celular. 






Duas perguntas para vocês? 
- O que acharam de minha participação? Podem ser sinceros.
- E vocês, tem problemas com esses serviços? Já fizeram algo para reduzir o consumo, bem como analisaram se o que contrataram e o que realmente utilizam?
 
Obrigada a todos, e até o próximo post!!!
 
Atualização 18.06.2015: Hoje o pessoal da TV Alesp disponibilizou a entrevista completa. Agora está mais fácil entender o seu conteúdo. Assistam!!!
 
 

3 comentários:

  1. Parabéns, você foi muito bem sim na sua apresentação, foi clara, objetiva e transmitiu segurança nas respostas e orientações. Eu já fiz ajustes no meu plano de telefonia celular, inclusive fiz a portabilidade de meu número para outra operadora que me ofereceu um melhor custo benefício.

    ResponderExcluir
  2. Cintia, parabéns por mais essa conquista. Seguimos acompanhando.

    ResponderExcluir
  3. Meus Parabéns, uma excelente apresentação! Continue com foco nos seus objetivos e orientações que você terá um futuro brilhante.
    Hoje, infelizmente, nosso sistema de comunicação é péssimo, simplesmente foi "leiloado" para que fosse retirado o máximo de lucros dessas empresa de Telefonia e outros serviços e nada aplicado em investimento para melhoria de nosso sistema. Como todo bom brasileiro já tive diversos problemas com planos, faturas incorretas, pacotes não solicitados, porém, o tempo que despendemos para resolver um problema é tanto que hoje o cidadão brasileiro acaba sendo vencido pelo cansaço.
    No meu ponto de visto, hoje um sistema com menores falhas do fornecimento do serviços acaba sendo mais atrativo que alguns benefícios financeiros, pois, horrível a hora que você precisa usar e não consegue.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário.
Deixe seu nome e e-mail que logo responderemos!!!