quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Dicas Senna: Economize, aprenda e se divirta na compra do material escolar

O ano começou, e com ele muitas informações, impostos, contas de 2015 que ficaram para 2016, e para quem tem filhos, a famosa lista de material escolar. Felizmente ou infelizmente não tem como escapar, mas tem sim como se planejar, se organizar, economizar, obter descontos e ter um ano mais tranquilo financeiramente falando.

Planejar!!!

Porque afirmo isso, todos nós já sabemos que tem datas especificas que as informações simplesmente se repetem. Neste caso, se já sei, porque não me programar e me preparar com antecedência, para não haver imprevistos e até evitar dores de cabeça. Pare, analise e pense, o que você hoje, já sabe dentro dos próximos doze meses, quais são as “obrigações” que pode e deve sim, se antecipar?

Quem foi educado financeiramente, por exemplo, aproveitou o dinheiro do 13º salário para esses primeiros meses que são mais “exigentes” de desembolso financeiro. Então para ajudar você a economizar na hora de adquirir os materiais escolares, preparei essas orientações que muito poupará seu dinheiro, para que faça dele o melhor uso, e assim destinar essa economia para objetivos que trará mais felicidade e alegria à família.


Caça ao tesouro


Todos os anos, sempre sobra algum material que não foi utilizado em sua totalidade, ou ainda algum item que poderá ser reaproveitado, reciclado, reutilizado. Pensando nisso, antes de sair as compras, faça uma brincadeira com as crianças de localizarem tudo que é material escolar, e visualizarem o que poderá ser dado continuidade neste novo ano. Para animar a brincadeira, já alinhe com os filhos que para cada item que for possível deixar de se comprar, ou ainda diminuir, poderá com parte da economia desse valor, definirem um desejo, algo que possam realizar e que todos se divirtam e fiquem felizes. Acho que será um excelente motivador.


Olhe e confirme


Visualize agora a lista com essa redução, e tenha certeza que tudo que está sendo solicitado e pedido realmente serão utilizados neste primeiro momento, tem produtos que poderão ser comprados e adquiridos ao longo do ano. O que poderá facilitar, evitar estoque, e deixar o valor poupado para ser usado no momento adequado. Além disso, verifique se não há excessos e itens que são de exclusiva responsabilidade do ambiente de ensino.


Troca


Uma opção para realizar antes de adquirir qualquer produto, é realizar uma feira de troca, o que seria, reúna se com os pais dos alunos da mesma escola e de níveis de ensino diferentes, para que um possa aproveitar e trocar o material que o outro não usará mais, assim todos se ajudam na economia no bolso e no meio ambiente. Exemplos disso são para os livros, que no decorrer do ano, você incentiva seu filho a cuidar bem do material, para que outro colega possa utilizar e com isso diminuir no valor da aquisição de um novo produto.


Saia na frente


Com essa organização, e economia realizada, alguns produtos já são velhos conhecidos de uma lista de material escolar, e pensando nisso, porque não já adquiri certos produtos no final do ano (novembro e dezembro), onde o foco dos lojistas não são esses, mas as festividades. A diferença de preço entre uma data e outra é perceptível. Se planeje e faça o teste no próximo ano. 


Poupe

O beneficio de se poupar para um gasto conhecido, diria que é enorme. Que tal, se programar com base no valor gasto no ano anterior, e definir uma meta de quanto vai gastar com a aquisição do material. Ao fazer isso, a primeira coisa que ajudará é você ter um número base, um norteador para ajudar a definir como, quanto e onde comprar. Segundo, com esse valor, divida ele por 12 meses, e veja quão pequeno fica perto do valor cheio. Que tal começar a poupar e criar esse hábito já para o próximo ano? Use este ano como base, e faça isso. Uma das grandes vantagens que terá é que ao comprar e ter o dinheiro, seu poder de barganha só aumentará. Faça o teste.



Pesquise


Acredite se quiser, a diferença de preços entre um estabelecimento comercial e outro é enorme. Utilize a lista com os itens que não conseguiu eliminar na caça ao tesouro, nem nas trocas, e faça um orçamento em pelo menos três lojas dos itens e quantidades de que precisa. Lembre-se sempre de comparar os produtos com as mesmas características, para não ser influenciado. Utilize também a opção da internet, existem diversos buscadores de preços, que facilitará ainda mais esse trabalho. Decida pela compra daqueles que realmente pesam menos no bolso.



Se una


Alguns materiais compensam e muito comprar eles em lotes, no atacado. Uma boa opção, e se reunir com outros pais, vizinhos e amigos, que também necessitem de um mesmo produto, fazerem a famosa compra coletiva. Todos colaboram na aquisição do produto e juntos economizam muito. Então olhe sua lista, compare com a dos colegas e veja o que é possível adquirir em grandes quantidades. 


Faça 

Materiais com marcas licenciadas, no caso aqueles cadernos, colas, lápis, canetas, etc., com algum personagem de desenho, ou de filmes, principalmente os que estão em mais evidência, tem seu valor aumentando para poder pagar esse direito de uso dessas imagens. Uma forma econômica e divertida é comprar o mesmo produto só que sem essas imagens licenciadas, o que já sai muito mais em conta, e assim, aproveitar a internet com suas infinidades de conteúdo e informações e montar seu próprio produto personalizado com as figuras, imagens da própria criança, por exemplo, ou outras que ela goste e queira. Assim, a criança terá um material exclusivo e com um toque especial. Que tal testar?


Sem companhia

Tente evitar o máximo levar as crianças para acompanharem nessa aventura de compra de material escolar, uma que pode ser cansativo se realmente você for pesquisar, pechinchar e comparar. E segundo, se a criança não for bem instruída, educada financeiramente, ela pode decidir por querer determinado produto que pode não estar dentro do orçamento, bem como atrapalhar neste processo.

A orientação se quiser levar as crianças e sentar e conversar com elas antes, explicar qual procedimento será realizado e seu porque, informar os benefícios dessa economia, e até deixar ela ajudar na escolha e procura do que for mais econômico para a família. Uma forma super tranquila da criança entender tudo isso, é a família ter metas, sonhos e objetivos a realizar, e que se conseguirem economizar nessa compra, o dinheiro poupado ajudará com que o desejo maior deles seja alcançado e até antes do prazo. Já tinham pensando nisso?


Pague


Passado todas essas fases, minha última recomendação é que escolha a melhor forma de pagamento mais adequado para você. Conforme comentado acima, a melhor opção é ter dinheiro para que possa pagar sem se endividar, mas caso não tenha todo o valor desejado, e desde que não ultrapasse o orçamento da família nos demais meses, uma opção é usar o parcelamento. Porém se atente para não pagar juros, e honrar com a quitação deles no prazo. Evite pagar em prazos muito longos, tente o mínimo possível.


Espero que com essas orientações você e sua família possam adquirir produtos de forma consciente, saudável financeiramente e ainda fazer desse momento uma diversão e um aprendizado. Com a importância de saber se planejar, organizar e definir objetivos e metas para ajudar e dar norte as decisões de todos. Dê o passo que sua perna possa alcançar, seja prudente. Boas compras e boas aulas. 

Imagens: Pixabay

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário.
Deixe seu nome e e-mail que logo responderemos!!!