quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Entrevista: Site Vivo Seu Dinheiro - Confira 4 passos para conseguir poupar dinheiro apesar da crise


No dia 10 de novembro de 2015, colaborei com o portal Vivo Seu Dinheiro, com o tema "Como Poupar apesar da Crise".

Tenho identificado que muitas pessoas usam a "crise" como desculpas, e até porque não, para o ato de poupar. No sentido que com esta situação não conseguem. Mas será que antes deste cenário econômico se poupava? Fica a pergunta.

Acredito fortemente que poupar seja um hábito, que precisa para muitos ser aprendido, ser praticado, para que ele se torne rotineiro. E independente de termos ou não problemas é algo que precisa ser cultivado em nossa sociedade. Creio que a crise seja a oportunidade que faltava para aqueles que não poupavam, começarem. O que vocês acham?

Leiam a entrevista na íntegra e tecem seus comentários. Espero que seja útil e que possa te ajudar a começar a poupar, nem que seja R$ 10,00, 5% da renda. E que assim realize novos, e velhos objetivos que foram por muitos adiados.

Abrace esta ideia.

Confira 4 passos para conseguir poupar dinheiro apesar da crise


Reajuste no preço da gasolina, aumento na tarifa de luz e do gás e alimentos básicos com custo acima da média. Essas são algumas das situações conhecidas do brasileiro nos últimos meses, frente ao cenário econômico atual. No entanto, apesar da crise, o consumidor pode poupar dinheiro no final do mês.

Para a educadora financeira Cíntia Senna, felizmente ou infelizmente, são nos momentos de dificuldades financeiras que se consegue parar, pensar e visualizar diferentes opções de realizar as mesmas tarefas, mas com menos recursos financeiros.

Nesse sentido, a educadora recomenda uma mudança no local de compra ou na marca de costume. Quem sabe até ir um pouco mais longe de casa também pode ajudar a manter a aquisição dos produtos necessários e ainda com economia.

“Em supermercados, pode-se mudar marcas e estabelecimentos. Diria que esse é o momento de testar, trocar, experimentar”, afirma. “Quanto à energia elétrica, não deixar aparelhos conectados na tomada sem necessidade pode ajudar na economia”, completa.

Já em relação ao combustível, Cíntia aconselha analisar todos os postos pelos quais você passa. Segundo ela, sempre há estabelecimentos com promoções para determinado dia da semana. “Quem tem carro flex, comparar os preços entre álcool e gasolina também pode ajudar na economia”, recomenda.

Poupar - será seu equilíbrio

Como poupar dinheiro apesar da crise

Agora, para fazer com que essas atitudes gerem, de fato, uma economia substancial, é preciso adotar uma boa dose de planejamento financeiro. Confira quatro passos sugeridos pela educadora para fazer com que você poupe dinheiro apesar da crise.

Faça um diagnóstico

Durante 30 dias (se recebe salário fixo) ou 90 dias (salário variável) anote tudo o que gasta, da despesa mais ínfima ao seu maior gasto. Assim, após esse período, você pode perceber para onde seu dinheiro está indo e, com isso, identificar o que realmente é necessário, excesso ou até totalmente desnecessário.

Defina metas e sonhos

O que você vai querer realizar com o dinheiro poupado? E com que recurso vai ser possível contar com a economia gerada a partir da análise dos gastos mensais?

A educadora recomenda a escolha de, no mínimo, três sonhos em curto prazo, médio e longo prazo. Assim, é mais fácil destinar mensalmente um valor para cada um dos objetivos, tendo uma motivação maior para poupar.

Planeje seu orçamento anual

Estipule quanto receberá mensalmente, o que vai separar para cada um dos objetivos. O que sobrar será o orçamento que terá para se organizar com as contas.

Com o apontamento em mãos, poderá visualizar o que mantém e o que descarta e readequar seu padrão de vida. Nessa fase, é importante mostrar para a família que, com a colaboração de todos, os sonhos serão possíveis.

Poupe o valor planejado

Para que os outros passos funcione e você consiga poupar, é preciso, religiosamente, separar um valor assim que receber seus ganhos.

A dica é investir numa aplicação que renda juros e diminua seu esforço, possibilitando poupar mais e de forma tranquila. Também vale pechinchar descontos, utilizando o que sobrou para potencializar os juros mais longos.


Imagens: Pixabay

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário.
Deixe seu nome e e-mail que logo responderemos!!!